Palmeiras


Encravada entre morros a mais de 400 km de Salvador, situa-se a cidade de Palmeiras, um dos cartões postais da chapada Diamantina.
Cidade histórica, atrai diversos números de turista durante todo ano. Tem em seu ponto forte atualmente o turismo, com grande destaque ao distrito do Vale do Capão e os povoados de Campos de São João e Conceição dos Gatos.
Palmeiras tevi várias denominações: Em seu marco inicial em 1819, o fidalgo Joaquim Pereira dos Santos, construiu a sede da Fazenda das Palmeiras, onde plantou café. A sede dessa fazenda viria a se tornar a Praça Dr. José Gonçalves, a principal da sede do município. Um de seus descentes acabou descobrindo diamantes na propriedade, porém evitou que a notícia se espalhasse, até abril de 1864. Neste mês, o Coronel Balbino de Oliveira Neves e o Comendador Geminiano Ferraz Moreira, em vez de seguir o tradicional caminho da Conceição dos Gatos para, de Lavrinha, chegar à Lençóis, foi pela estrada das Palmeiras. Ao passar pelo Córrego Lajedinho, onde atualmente há a ponte na rua Dr. Luís Viana, encontrou dois garimpeiros, cujos diamantes comprou. A notícia se espalhou por toda região das Lavras. Após uma semana, a fazenda já contava com mais de mil garimpeiros, vindos de várias regiões da província e de Minas Gerais. Em pouco tempo, a fazenda se tornou um próspero povoado.


Emancipação

Apesar da prosperidade, o povoado das Palmeiras continuou ligado ao centralizador município de Lençóis. Era 1889, Palmeiras se tornara sede do distrito de Paz da Serra Negra, a república havia sido proclamada, e os políticos de Lençóis, monarquistas, estavam abalados com o evento no Rio de Janeiro. Utilizando do fato de serem republicanos históricos, da elevação de Palmeiras a sede de distrito de Paz, os coroneis do povoado pediram ao governo estadual (em 7 de dezembro de 1890) a elevação do povoado das Palmeiras em villa. No dia 23 do mesmo mês o povoado foi elevado a villa, com a denominação de Villa Bella das Palmeiras. Em 15 de janeiro de 1891 foi instalado o Município de Villa Bella das Palmeiras, e Antônio Affonso Teixeira como intendente.

Anos mais tarde viria a sua emancipação política e o nome atual dessa cidade do interior baiano.
Palmeiras faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) e do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PARNA), mas nem só de trilhas em meio à mata intocada e aventuras radicais vive a cidade. A descoberta de jazidas de diamantes, às margens do riacho Lajedinho, atraiu grande contingente de garimpeiros na corrida por pedras preciosas e, atrás deles, comerciantes, colonos, jesuítas, contrabandistas e estrangeiros consolidaram a ocupação local da, até então, Vila Bela das Palmeiras.
Ainda hoje, a cidade concentra sua atividade econômica na exploração de diamantes, carbonatos, cristal de rocha e calcário, e conserva intacto o importante casario histórico, facilmente observado no Palacete dos Alcântaras, na Prefeitura Municipal, Igreja Matriz do Bom Jesus e nas diversas capelas e casarões de bela fatura. 

Clima:
Seco sub-úmido, semi-árido e úmido sub-úmido

Temperatura Média:
21° C 

Localização:
município da Chapada Diamantina no Estado da Bahia 

Limites:
Seabra, Lençóis, Iraquara, Mucugê, Boninal

Distânciasda Capital:
438 km

EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:
- Terno de Reis - Com indumentárias vistosas, ornamentadas com areia brilhante, miçangas e diversos detalhes, os foliões de Reis encenam atos e entoam cantorias em louvação à divindade de Cristo, quando agraciado e adorado pelos Três Reis Magos, sob a guia da Estrela de Belém.
Celebrado tanto nos festejos natalinos quanto no dia de Reis, em 6 de Janeiro, o Terno percorre as ruas durante a noite, visitando as casas ao som de viola, caixa e pandeiro, pregando tempos de fé e candura. Tradição seguida à risca nas cidades de Alcobaça, Barreiras, Conde, Jacobina, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucuri, Palmeiras, Porto Seguro, São Félix, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.  
Ainda completando os eventos da região: Tem no carnaval o seu principal evento, que reuni turista de várias partes do Brasil. É um dos mais animados e melhores eventos do interior da Bahia.

Outro evento que vem se destacando é o Santo Antonio que já se destaca entre os melhores eventos da cidade. Do dia 01 de Junho ao dia 13, a praça Santo Antonio e sua igreja são tomadas pela população num belíssimo evento.